SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE LAJEADO- 26 ANOS DE HISTÓRIA.

“TODOS NÓS NASCEMOS PARA CONVIVER UNS COM OS OUTROS. NOSSOS SONHOS, DESEJOS E REALIZAÇÕES TAMBÉM DEVEM CONTEMPLAR AQUELES QUE CAMINHAM CONOSCO”

Tudo começou em 1982 através da professora Ivone Heinrich que envolveu os professores da época e começou a semear as primeiras sementes da “Associação dos Professores Municipais de Lajeado” fazendo inúmeras tratativas com a administração da época para a fundação da mesma. A professora Ivone ficou como presidente indicada pelos professores da época até maio de 1986, quando então em eleição realizada numa reunião de professores na ACIL, criou-se oficialmente a Associação e o professor Elemar Carmelo Heinrich foi o presidente eleito ficando no cargo até maio de 1988.
Em junho de 1988 quem assumiu a presidência da Associação dos Professores Municipais foi o professor Luiz Raimundo Fransetto que teve como vice-presidente a professora Loiva Crestani Fauri e foi durante este mandato que se fundou o SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE LAJEADO.
Em maio de 1989 quem foi eleita a primeira Presidente do Sindicato dos Professores foi a professora Liani Regina Bergesch que tinha como vice a professora Mara Inês Muller Schneider que aprofundaram mais os estudos sobre o Plano de Carreira e também surgiu uma das primeiras greves da categoria.
No ano de 1991 tomou posse como presidente a professora Lisete Reinheimer que teve como vice a professora Iloni Reni Fucks e também continuaram os avanços no estudo do plano de carreira.
O professor Julio César Karnikowski foi o presidente eleito para o mandato de 1993 a 1995 e levou como vice o professor Elemar Carmelo Heirinch que também realizaram estudos e melhorias nos vencimentos dos professores.
De maio de 1995 a dezembro de 1997 quem esteve na presidência do sindicato foi o professor Renato Cuppini que tinha como vice a professora Ruth Fagundes dos Santos e entre seus feitos está a confecção da bandeira do sindicato definida através de concurso artístico entre os professores.
Em 22 de dezembro de 1997 tomou posse como presidente para o biênio 1998 a 1999 a professora Eva da Cruz Bruch tendo como vice a professora Marlise Anderle da Silva e durante sua gestão mais estudos, avaliação e reavaliação no plano de carreira dos professores foram feitas.
Em 2000 e 2001 continuou na presidência a professora Eva da Cruz Bruch e teve como vice a professora Marlise Anderle da Silva e entre várias realizações está a aquisição da sala que hoje é sede do sindicato.
A professora Jaqueline Elesbão da Cruz assumiu nos anos de 2002 a 2003 e teve como vice a professora Eva da Cruz Bruch e muitas mudanças ocorreram no Plano de Carreira e nas tratativas de melhorias salariais aos professores.
No ano de 2004 a 2006 a presidente foi novamente Jaqueline Elesbão da Cruz e teve como vice presidente a professora Ruth Fagundes dos Santos. Muitas realizações, convênios e cursos foram realizados também nesta época.
De 2007 na 2009 a professora Eva da Cruz Bruch volta a presidência do sindicato tendo como vice a professora Verani Berté para dar segmento as realizações e conquistas que já estavam a caminho. A Professora Eva da Cruz Bruch permaneceu também na gestão dos anos de 2010 a 2012 e teve como vice a professora Valéria Bianchini e entre muitas conquistas e tratativas de melhorias à categoria, está a aprovação do plano de carreira mais abrangente e de acordo com as necessidades dos professores e acompanhamento da vida funcional do professor em todos os sentidos, conquista de novos sócios e outros.
Em 2013 assumiu a presidência a professora Mara Lúcia Crestani Goergen que tem como vice a professora Marlise Anderle da Silva e permanecerão até Maio de 2016.
Por certo muito ainda temos por fazer! Que saibamos conviver cada dia mais com o coletivo, com o desejo de ver acontecer nossos sonhos e nossa alegria em estar unidos.
Que todos possamos viver e fazer nosso sindicato cada dia mais engajado em lutas sociais e profissionais dignas. Queremos fortificar cada dia mais nossa valorização profissional . Por isso, todos são importantes e devem colaborar para que nossas lutas não morram no nosso coração, mas sejam erguidas como bandeiras de luta e coragem, para que todos nós professores, possamos viver dias melhores e mais justos!
PARABÉNS SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE LAJEADO!
PARABÉNS PROFESSORES POR TER UM ESPAÇO ONDE VIVER SUAS LUTAS E CONQUISTAS!